23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Acidente de trem e as ações do Congresso na semana dos EUA

Congreso-EEUU

Acidente de trem e as ações do Congresso na semana dos EUA

Washington, 4 mar (Prensa Latina) O desastre ambiental causado pelo descarrilamento de um trem com substâncias tóxicas na Palestina Oriental, Ohio, continua hoje como um dos principais temas da agenda pública dos Estados Unidos.

As comissões republicanas da Câmara dos Deputados instaram – no início da semana – a iniciar as investigações sobre o acidente ocorrido há um mês, no que qualificam como uma “resposta falha” da administração do presidente Joe Biden.

Os parlamentares prometeram estudar a possibilidade de realizar audiências sobre o assunto, e até convocar o administrador da Agência de Proteção Ambiental, Michael Regan; e o secretário de transporte Pete Buttigieg para testemunhar publicamente.

Enquanto isso, o governador de Ohio, Mike DeWine, exigiu a visita de Biden à área afetada.

“As pessoas querem ver. O presidente tem que vir, não há dúvida sobre isso”, disse o republicano em entrevista à Fox News.

O atual ocupante do Salão Oval enfrenta críticas, principalmente do partido vermelho, por sua visita à Ucrânia nos últimos dias, ao invés de tratar de problemas internos.

DeWine observou que o presidente ainda não explicou por que não veio à cidade, acrescentando que “agora é a hora de visitar, é importante”.

A pressão para que o governante faça uma parada em Ohio ocorre depois que o ex-presidente Donald Trump (2017-2021), que busca retornar à Casa Branca em 2024, viajou para a Palestina Oriental e acusou o atual governo de “indiferença e traição” em suas ações.

No encontro com Trump, moradores locais e defensores ambientais expressaram sua frustração com a resposta ao incidente, além de alegar falta de transparência sobre o ocorrido.

O acidente do trem, operado pela Norfolk Southern, foi seguido de incêndio e liberação de substâncias como cloreto de hidrogênio e fosgênio, gás venenoso que foi usado como arma na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Os vagões também continham compostos perigosos como acrilato de etil-hexila, benzeno, éter monobutílico de etilenoglicol e isobutileno, além de cloreto de vinila, produto altamente inflamável que pode aumentar o risco de vários tipos de câncer, inclusive o de fígado.

Cientistas da Texas A&M e da Carnegie Mellon University disseram que os níveis de nove produtos químicos são mais altos do que normalmente na área, o que pode representar riscos à saúde dos residentes.

De fato, alguns relatos indicam que vários moradores relataram erupções cutâneas e problemas respiratórios após o desastre.

Por outro lado, os senadores Sherrod Brown e J.D. Vance, de Ohio, informou que apresentará a Lei de Segurança Ferroviária de 2023, destinada a reforçar as normas federais de segurança e estabelecer novas consequências financeiras para os infratores, detalhou o jornal The Hill.

A regulamentação proposta obrigaria as empresas que transportam substâncias tóxicas a comunicar planos de resposta a emergências aos estados por onde passam e estabeleceria um número mínimo de pessoas na tripulação de um trem, entre outras exigências.

Brown e Vance também enviaram uma carta ao administrador da Agência de Proteção Ambiental, Michael Regan, e à diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, Rochelle Walensky.

Na carta, o democrata e o republicano enfatizaram a preocupação com a saúde dos moradores afetados e pediram acesso a exames médicos.

Vance enfatizou em um comunicado que “por meio desta legislação, o Congresso tem uma oportunidade real de garantir que o que aconteceu no leste da Palestina não aconteça novamente”.

Da mesma forma, os deputados democratas Ro Khanna (do estado da Califórnia) e Chris Deluzio (Pensilvânia) apresentaram na Câmara dos Deputados a proposta da Lei de Redução Local de Acidentes Ferroviários de Emergência.

jcm/adr/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES