Conforme revelado pela comissão organizadora, um total de 29 filmes concorrerão nas categorias de melhor filme narrativo, documentário, animação e fotografia.
O júri formado pela diretora espanhola Ana Cendrero Álvarez, o sudanês Nasser Youssif e as libanesas Muriel Aboulrouss, Oualid Mouaness, Fadi Syriani e Chadi Zeidan também reconhecerá o ator e atriz de maior destaque, além de entregar um prêmio no cinema nacional seção.
O encontro agendado até segunda-feira no Teatro Nacional da cidade de Tiro, no sul, exibirá ao público filmes da Argélia, Arábia Saudita, Iraque, França, Irã, Síria, Bahrein, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, República Tcheca República, Palestina, Itália, Jordânia, China, Egito e Líbano.
O concurso de sétima arte trabalha para apoiar a produção audiovisual local e o intercâmbio cultural; Além de realizar oficinas de formação, seminários e conversas com diretores, Kassem Istanbouli, diretor do Festival, significou.
Uma das sessões paralelas vai homenagear o ator libanês Fouad Charafeddine, nascido em 1941 e uma das figuras mais famosas da indústria cinematográfica do Líbano e do mundo árabe nas décadas de 1970 e 1980.
Desde a sua estreia em 2014, a mostra de cinema tem proporcionado um amplo espaço para a exibição de filmes de projetos de estudantes e jovens realizadores.
jcm/yma/ml