O Chefe de Estado vietnamita manifestou a sua vontade de colaborar com a nação vizinha ao receber o Vice-Primeiro-Ministro e Chefe do Interior do Camboja, Samdech Krolahom Sar Kheng, que se encontra em visita de trabalho.
Van Thuong mencionou entre os principais eventos que terão lugar este ano no Camboja as eleições parlamentares da VII legislatura, marcadas para o próximo dia 23 de julho, e os 32º Jogos Desportivos do Sudeste Asiático (SEA Games 32), no próximo mês de maio.
O presidente, em conversa com a agência noticiosa VNA ao falar do encontro da véspera, sublinhou a importância das relações bilaterais e manifestou a sua satisfação pela frutuosa cooperação em todas as esferas, nomeadamente entre o Ministério da Segurança Pública local e a pasta do Interior do Camboja.
Ele também pediu ao vice-primeiro-ministro que transmitisse ao rei Norodom Sihamoni seu convite para visitar o Vietnã em um futuro próximo.
Sar Kheng, por sua vez, parabenizou Van Thuong por sua eleição como presidente da República Socialista do Vietnã e agradeceu aos Ministérios de Segurança Pública e Defesa Nacional pelo apoio em diversas áreas, além de elogiar a cooperação em segurança e combate ao crime transnacional.
Solicitou ainda o estabelecimento da coordenação necessária para a realização da conferência das províncias fronteiriças e a abertura de dois novos postos na linha de demarcação partilhada, promovendo assim a construção de uma fronteira de paz, amizade, cooperação e desenvolvimento.
O Vice-Chefe de Governo do Camboja manteve ainda este sábado um encontro com o Primeiro-Ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, no qual destacaram a consolidação das relações de boa vizinhança, amizade tradicional, cooperação abrangente e sustentável a longo prazo entre os dois países.
Minh Chinh agradeceu ao visitante e demais líderes cambojanos pela atenção e por criarem condições favoráveis para as atividades da comunidade vietnamita naquela nação vizinha.
Os dois líderes concordaram que ambas as partes ainda têm grandes oportunidades para aumentar a cooperação, para o que precisam aumentar a conectividade de infraestrutura e construir conjuntamente uma economia independente, autossuficiente e integrada.
Dados oficiais indicam que o valor do comércio entre o Vietnã e o Camboja em 2022 subiu para 10,6 bilhões de dólares, alcançando um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
mem/mpm/hb