25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Meloni negou culpa do governo italiano por mortes de migrantes

Meloni negou culpa do governo italiano por mortes de migrantes

Roma, 5 mar (Prensa Latina) A primeira-ministra italiano rejeitou as acusações sobre a suposta responsabilidade do governo italiano pelo recente naufrágio de um barco na região da Calábria, que causou a morte de mais de 60 imigrantes, segundo os meios de comunicação de hoje.

Em declarações à comunicação social, publicadas hoje no site do jornal Giornale di Puglia, o presidente alegou que é falsa a acusação de descaso por parte das autoridades de imigração italianas a um alerta de naufrágio iminente por parte da Agência Europeia de Guarda de Fronteiras e Costas (Frontex).

“Não fomos avisados de que esta embarcação corria o risco de afundar”, afirmou Meloni, ao anunciar que a próxima reunião do Conselho de Ministros, na qual serão debatidas as questões migratórias, terá lugar simbolicamente na localidade de Cutro, no província calabresa de Crotone, onde ocorreu a tragédia.

Piotr Switalski, porta-voz da Frontex, disse este domingo ao jornal Corriere de la Sera que esta agência fez o que devia ao denunciar a presença da embarcação que navegava rumo a Itália no mar Jónico “sem dar sinais de perigo” mas com várias pessoas a bordo.

Por seu lado, outra porta-voz daquela entidade, Katarzyna Volkmann, disse àquele jornal que “a classificação de uma ocorrência como busca e salvamento, segundo as normas internacionais, cabe às autoridades nacionais” e, portanto, neste caso, à Itália.

Na madrugada de 26 de fevereiro passado, uma embarcação de apenas 20 metros de comprimento afundou na praia de Crotone, em Steccato di Cutro, com cerca de 180 migrantes a bordo, a maioria do Paquistão, Sri Lanka e Afeganistão, que partiram por três dias das margens de Izmir, na Turquia.

Apenas 79 sobreviveram, enquanto 69 perderam a vida e as equipes de resgate ainda procuram por mais de trinta desaparecidos.

Giuseppe Capoccia, promotor provincial, anunciou que após as investigações iniciais, três supostos traficantes de pessoas foram capturados, um cidadão turco e dois paquistaneses, um deles menor de idade, acusados de ajudar e incitar a imigração, naufrágio culposo e homicídio culposo.

Em comunicado divulgado no site oficial da Presidência do Conselho de Ministros algumas horas após o naufrágio, Meloni expressou seu “profundo pesar pelas muitas vidas humanas abreviadas por traficantes de seres humanos”.

Apontou naquela nota que “é desumano trocar a vida de homens, mulheres e crianças pelo preço da passagem por eles paga sob a falsa perspectiva de uma viagem segura” e enfatizou, com base neste caso, o objetivo de aplicar novas medidas para evitar saídas.

mem/orth/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES