O prêmio, atribuído pela primeira vez, é atribuído a manifestações culturais com pelo menos 15 anos de existência, que, para além de concertos de elevado impacto popular, incluem workshops, concursos e a participação de crianças.
Segundo seus patrocinadores, o evento de Havana mais do que cumpre os requisitos, razão pela qual ontem à noite o presidente do ILM, Daniel Martín, entregou o prêmio ao líder do Festival Gerardo Piloto, durante o encerramento da vigésima edição do evento , na movimentada Plaza de The Pirogue.
Na cerimônia, que contou com a presença de conceituados músicos cubanos, soube-se que a entrega da placa iria acontecer no final de março de 2020, mas a chegada da pandemia de Covid-19 adiou a atividade.
O Festival do Tambor é realizado anualmente desde 2001 e constitui uma plataforma para demonstrar o nível dos músicos cubanos na interpretação da ampla gama de instrumentos de percussão e na promoção desses instrumentos.
Foi informado que a entrega deste prêmio terá uma frequência anual por país e as próximas cerimônias deste tipo serão realizadas em outubro no México e depois na Espanha antes do final do ano.
mem/mml/ls