Em carta enviada ao presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Bob Menendez, a entidade atribuiu todas as privações hoje sofridas pelos cidadãos da maior das Antilhas ao cerco unilateral e às demais medidas que o entronizaram.
O efeito cumulativo das ações de nosso governo resulta no sofrimento coletivo de todos os cubanos: isso não é moral nem justificado, diz a carta publicada no site da entidade.
Em seguida, detalhou uma série de restrições que visam sufocar a economia cubana, como sua inclusão na lista de países patrocinadores do terrorismo, os obstáculos ao acesso aos recursos energéticos e as mais de 240 medidas tomadas durante o governo do ex-presidente Donald Trump ( 2017-2021) contra a ilha.
Ele também denunciou a natureza extraterritorial do bloqueio.
No momento, o Sínodo Flórida-Bahamas da organização está trabalhando com parceiros da igreja norueguesa para enviar um contêiner de suprimentos médicos para Havana, mas o banco de Nova York, atuando como agente, congelou os fundos e exige uma licença. Controle de Ativos Estrangeiros.
Três meses se passaram desde que os parceiros solicitaram essa licença. Por quais motivos esses recursos são retidos e a licença não é concedida?, questiona a carta.
As únicas restrições ao nosso trabalho vêm de nosso próprio governo, disse ele. Acrescentou que Cuba não é um Estado patrocinador do terrorismo, mas que contribui para garantir a paz, referindo-se ao seu papel de fiador nas negociações entre o governo colombiano e os grupos guerrilheiros do país.
A ilha também apóia todos os acordos internacionais de combate ao terrorismo, coopera com os militares dos Estados Unidos na interceptação de drogas e também em outras áreas, destacou a carta.
O documento pedia a Menendez que revertesse as atuais políticas econômicas e internacionais punitivas contra Cuba e iniciasse um caminho para a normalização das relações diplomáticas.
“Estamos prontos para trabalhar com seu escritório na criação de um futuro além da hostilidade entre nossas nações”, observou o texto.
jcm/ifs/jd