25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Palestina condena novo projeto anexionista de Israel

Palestina condena novo projeto anexionista de Israel

Ramallah, 14 mar (Prensa Latina) O governo palestino condenou hoje a aprovação em primeira leitura do Parlamento israelense de um projeto de lei que anula o Plano de Retirada de 2005, que permitiria a reconstrução de quatro assentamentos no norte da Cisjordânia.

O Ministério de Relações Exteriores e Expatriados denunciou em nota que a decisão do Knesset (Legislativo) é mais um passo no caminho da legalização de muitos postos avançados naquela região.

Embora a ONU e o mundo considerem todos os assentamentos israelenses na Cisjordânia e Jerusalém Oriental ilegais, as autoridades de Tel Aviv distinguem entre os que são autorizados e os que não são.

A maioria dos postos avançados, sementes de futuros assentamentos, são erguidos por setores e grupos de extrema-direita sem o consentimento do governo, o que já causou confrontos no passado.

O Ministério das Relações Exteriores da Palestina criticou a iniciativa, observando que ela leva ao saque de mais terras, ao aprofundamento das colônias e à expansão das bases do terrorismo judaico nos territórios ocupados.

Este projeto significa uma escalada perigosa da situação e um desconhecimento dos esforços feitos por vários países para reduzir a tensão, alertou.

Ele também renovou seu apelo à comunidade internacional, e aos Estados Unidos em particular, para pressionar Israel.

A contínua impunidade naquele país leva seus líderes a intensificarem suas medidas unilaterais ilegais, que agora ameaçam desencadear um conflito, alertou o Ministério.

Apoiada pelo então primeiro-ministro Ariel Sharon, a Lei de Desconexão previa o desmantelamento de quatro assentamentos na região norte da Cisjordânia e a evacuação de assentamentos na Faixa de Gaza.

No entanto, agora a coalizão de extrema direita no poder, liderada por Benjamin Netanyahu, quer enterrar esse regulamento.

O plano conta com o apoio da bancada governista e dos partidos de direita da oposição, razão pela qual sua aprovação é dada como certa.

lam/rob/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES