O grupo está no país asiático graças a um convite para participar da Cúpula das Associações, organizada pela Confederação da Indústria e pelo Ministério do Comércio e Indústria com a participação de cerca de 400 delegados de 67 nações.
Durante o encontro, que culmina nesta quarta-feira em Nova Delhi, os representantes cubanos anunciaram os setores de maior interesse para desenvolver investimentos com capital estrangeiro em Cuba e citaram a produção de alimentos, turismo, energia elétrica, com ênfase no desenvolvimento de fontes renováveis de energia; hidrocarbonetos, entre outros.
As autoridades do país caribenho destacaram as vantagens de Cuba como local de investimento, com fatores favoráveis como a estabilidade política, social e jurídica, a localização geográfica, o clima de segurança e os altos níveis de educação, segurança social e saúde da população.
Além disso, a presença de mão de obra altamente qualificada, a política governamental de priorizar a pesquisa e inovação tecnológica, a existência de aeroportos e portos que admitem navios de grande porte e quase todo o território nacional eletrificado, entre outros aspectos.
O ministro Rodrigo Malmierca disse à Prensa Latina em parte separada do evento que o objetivo da delegação que lidera é estreitar as relações entre Cuba e Índia, especificamente no âmbito econômico, e destacou o forte potencial oferecido pela nação asiática nos setores de energia renovável, biotecnologia e indústria farmacêutica.
“Estamos participando desta reunião e mantendo outros contatos com autoridades indianas, organizações empresariais e câmaras de comércio, entre outros”, enfatizou o alto funcionário da ilha.
Acreditamos que existe um potencial muito forte em termos de fontes renováveis de energia, onde a Índia tem muitas tecnologias, bem como no setor biotecnológico e na indústria farmacêutica, onde ambas as partes têm algum desenvolvimento, e tudo isso incentiva as empresas a fazer negócios de comércio e investimento em Cuba, explicou.
O ministro cubano de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros foi recebido pelo vice-presidente da Índia, Jagdeep Dhankhar, com quem tratou da estreita amizade entre os dois países, que apesar da diversidade compartilham posições comuns na agenda multilateral.
jha/abm / fav