Os responsáveis finalizaram os documentos que serão discutidos amanhã na presença da grande maioria dos países membros, com exceção de Mauritius e Lesoto, confirmou o porta-voz Lucas Quilundo ao diário Jornal de Angola. Segundo o oficial, o evento é organizado pela Comissão Nacional Eleitoral Angolana (CNE) e pelo secretariado executivo da ECF-SADC.
Os presidentes dos órgãos eleitorais analisarão o relatório da 24ª Assembleia Geral realizada no ano passado na Namíbia, os relatórios das subcomissões jurídica, trabalhista e de remuneração, bem como o programa para a celebração do 25º aniversário do Fórum, disse o membro da NEC.
Entre os textos a serem examinados estarão os relativos aos princípios e diretrizes dos processos de observação, tendo em mente que três membros realizarão eleições gerais em 2023, a saber, República Democrática do Congo (RDC), Zimbábue e o Reino de Esuatini.
A este respeito, Quilundo observou que as apresentações sobre os preparativos para as pesquisas nos três estados seriam bem-vindas.
A próxima reunião do Fórum, confirmou ele, acontecerá em Botsuana, onde estão localizadas a sede da Organização e seu secretariado.
A ECF-SADC reúne contrapartes em Angola, Botsuana, RDC, Esuatini, Lesoto, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia, Zanzibar (região da Tanzânia) e Zimbábue.
mem/mjm/bm