O PP anunciou que no próximo dia 30 de julho definirá seu porta-estandarte presidencial para a consulta de 5 de maio de 2024, dias depois de uma reunião entre seus dirigentes e o ex-presidente da República Martin Torrijos (2004-2009), que apresentou sua candidatura a chefe de Estado, mas fora do Partido Revolucionário Democrático (PRD).
Com esta nova data, o PP -com menos de 100.000 adeptos- será a última organização política a informar ao país quem será seu candidato à presidência da República.
Os grupos obrigados a realizar primárias são o Cambio Democrático, que acontecerá no dia 9 de julho; Panamenhos (23 de julho), PRD (11 de junho) e Atingir Metas (4 de junho).
Entretanto, as alianças entre partidos políticos serão formalizadas em setembro de 2023, sendo que em outubro apenas serão concluídas as candidaturas que devam ser corrigidas devido às circunstâncias estabelecidas pelo Código Eleitoral.
Durante a semana, a Universidade do Panamá também iniciou a coordenação para o primeiro debate de candidatos presidenciais, a ser realizado em 21 de fevereiro de 2024.
A apresentação televisiva terá lugar no Auditório Harmodio Arias Madrid, conhecido como Domo Universitário, segundo o vice-reitor Ricardo Him, que chefia a equipa encarregada dos detalhes logísticos e de produção.
Nesse sentido, o primeiro vice-presidente do TE e diretor do Plano Geral Eleitoral, Eduardo Valdés, indicou que até dezembro deste ano já terão todas as candidaturas, o que nos permitirá saber quantos candidatos ao Palácio de las Garzas (sede do Executivo) participará da polêmica.
Nos últimos sete dias, o Ministério da Educação informou que, diante do atraso no aprendizado causado por dois anos de aulas a distância devido à Covid-19, está promovendo programas voltados à recuperação de alunos e professores.
Segundo o vice-diretor de educação básica geral daquela pasta, Antonio Pedroza, um desses projetos é “Vamos aprender a ler para todos”, voltado para que os alunos melhorem a compreensão da leitura e da escrita, um dos flancos mais fracos.
O outro é o “Programa de Recuperação da Aprendizagem Integral e Socioemocional” do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Educação para a América Latina e o Caribe, que oferece recursos pedagógicos aos professores, disse.
Nesta semana que termina, o Panamá também sediou a 63ª Reunião Anual de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com os olhos postos no sistema bancário devido à falência de entidades emissoras nos Estados Unidos e na Suíça.
Os organizadores do evento, que contou com a presença de representantes de 48 países membros, discutiram o combate à pobreza e às mudanças climáticas, a efetividade dos investimentos sociais, a biodiversidade para a prosperidade e o crescimento sustentável, entre outros temas.
npg/ga/ml