Dos 470 candidatos a deputados à X Legislatura, 3,6% pertencem à Associação Nacional de Pequenos Agricultores, um exemplo da importância que a nação caribenha atribui à participação de todos os setores da sociedade no órgão supremo do poder estatal.
Líderes de base da organização camponesa, trabalhadores e presidentes de cooperativas de produção agrícola e de crédito e serviços fazem parte das propostas que serão submetidas à aprovação popular.
Entre as nomeadas, sete mulheres representam as milhares que em todo o país se dedicam à produção alimentar, sendo que em termos de distribuição territorial, 10 das 15 províncias têm candidaturas deste setor.
Outros segmentos sociais amplamente representados nas cédulas estão os trabalhadores culturais, com 6,6% de todos os indicados. A presença de pessoas ligadas à saúde, educação, esportes e mídia também é significativa.
No dia anterior, foi realizado um teste dinâmico para verificar a preparação das autoridades e dos colégios eleitorais com vista às eleições de 26 de março.
Segundo a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Alina Balseiro, esta prova prática mostrou que salvo alguns pormenores em determinados pontos da geografia nacional, o país está pronto para votar.
ymr/kmg/ls