O evento já começou em diferentes espaços do Centro Histórico de Havana e é dedicado à memória da professora Mayra Navarro e tem o México como país convidado de honra, informou o portal La Papeleta.
A província oriental de Las Tunas também é convidada para o evento pelo meritório trabalho de seus criadores e cultivadores da tradição oral, enquanto participam do evento representantes da Colômbia, Panamá, Peru e do país anfitrião.
Até o dia 23, serão contadas histórias de jovens autores e as apresentações para crianças e adolescentes acontecerão no El Arca Teatro Museo del títeres, na Biblioteca Pública Rubén Martínez Villena de Havana, na Casa de México e na Livraria Tuxpan , sede do Fundo de Cultura Econômica do México.
O festival conta com o patrocínio do Centro Onelio Jorge Cardoso e da Sala Villena da sede nacional do Sindicato de Escritores e Artistas de Cuba.
A iniciativa do Dia Internacional da Contação Oral (celebrado a cada 20 de março) surgiu na Suécia, “Alla berattares dag” (O dia dos contadores de histórias), em 1991, e com o passar dos anos cada vez mais países aderem.
Este evento coincide com o equinócio da primavera e reverencia a arte de contar histórias.
ro/di/jd