23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Apresentam no Uruguai Desafios e conquistas da Revolução Cubana

Apresentam no Uruguai Desafios e conquistas da Revolução Cubana

Por Orlando Oramas Leon
Montevidéu, 21 mar (Prensa Latina) Cuba continua hoje a apoiar o modelo socialista como uma alternativa ao capitalismo e com justiça social, segundo Edelys Santana, funcionário do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista da ilha.

Diante de uma audiência solidária com seu país, a oradora ressaltou que isto faz parte da resistência de seu povo contra o bloqueio imposto pelos Estados Unidos, que ela descreveu como uma política genocida e o principal obstáculo ao desenvolvimento econômico e social da nação antilhana.

Santana falou ontem à noite na prefeitura de Montevidéu a convite da Fundação Rodney Arismendi e do Partido Comunista do Uruguai, cujo secretário geral, Juan Castillo, o ouviu na primeira fila. Também estavam presentes o embaixador cubano Zulán Popa, seus homólogos da Bolívia e Venezuela, assim como diplomatas da Rússia.

Sublinhou o impacto do cerco americano em setores-chave de seu país, como energia, saúde e alimentação. Também enfatizou que o cerco foi particularmente intenso e desumano durante os tempos mais difíceis em que Cuba teve que enfrentar a pandemia de Covid-19.

Elogiou o esforço para projetar vacinas e imunizar a população, apesar da escassez e dos obstáculos causados pelo bloqueio.

Lembrou que, em tais circunstâncias, 58 brigadas médicas cubanas foram destacadas em mais de 40 países e territórios para ajudar a enfrentar a pandemia.

A oradora denunciou a guerra subversiva que seu país está sofrendo com campanhas de ódio e desinformação destinadas a semear a divisão entre a população.

Apesar disso, enfatizou, Cuba está se preparando para eleger deputados para a Assembleia Nacional do Poder Popular em 26 de março, em outro exercício, disse ele, de participação democrática da população.

Por sua vez, a Embaixadora Popa resumiu os importantes desafios que esperam seu país, assim como as conquistas feitas nesta batalha pelo desenvolvimento e contra o bloqueio, na qual ela reconheceu o apoio que seu país recebeu dos comunistas uruguaios e de outros povos do mundo.

mem/ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES