Da pátria bolivariana celebramos com júbilo a heroica manifestação do povo de (José) Martí e Fidel (Castro), com uma retumbante participação majoritária de milhões de cubanos em “um dia de eleições virtuosas”, disse um comunicado.
O texto sublinha que esta contribuição ratifica, mais uma vez, o “apoio firme e vigoroso ao projeto revolucionário, exemplo, inspiração e guia para os povos da América Latina e do Caribe e do mundo”.
A nota reiterou a Cuba – em nome do povo e do governo venezuelano – o “compromisso fraterno e solidário” com a relação fraterna entre nossos povos, cujo destino histórico é caminhar juntos através dos tempos hasteando as mesmas bandeiras para um mundo melhor.
Milhões de cubanos em todo o país foram às seções eleitorais neste domingo para eleger os 470 deputados para a Assembleia Nacional do Poder Popular.
Os últimos dados oficiais fornecidos pelas autoridades do Conselho Nacional Eleitoral indicaram que a partir das cinco horas da tarde do dia anterior, 5.711.397 milhões de cubanos haviam exercido seu direito de voto.
Alina Balseiro, a chefe deste órgão, revelou que este número representava 70,34% dos cadernos eleitorais de 8,12 milhões de eleitores.
mem/jcd/bm