Em carta dirigida ao presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, o PVP afirma que “queremos saudar o senhor e o heroico povo cubano pela vitória eleitoral em Cuba e pela eleição da nova Assembleia Nacional”.
Destaca que, apesar da sabotagem e da propaganda ‘gringo’, o povo cubano se manifestou nas urnas com uma participação avassaladora de quase 76% do rol eleitoral.
São poucos os povos que conseguem uma participação eleitoral tão alta, o que mostra a temperança e as ações do povo cubano para defender sua Revolução socialista, sublinha a carta do PVP.
“Nos despedimos de vocês com um abraço revolucionário e cheio de solidariedade”, conclui.
Informações da imprensa da capital cubana indicam que a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Alina Balseiro, informou na segunda-feira que os resultados preliminares das eleições nacionais mostram que os 470 candidatos a deputados parlamentares foram eleitos.
Segundo o governante, 6.164.876 eleitores votaram neste domingo, valor que representa 75,92 por cento dos mais de 8.120.000 chamados às urnas.
Balseiro explicou que a assiduidade a estas eleições foi superior às votações anteriores, nomeadamente em comparação com o Referendo do Código da Família (outubro de 2022), é 1,8 por cento superior e 7,36 por cento superior às eleições municipais (novembro de 2022).
rgh/ale/jd