O deputado Wálmaro Gutiérrez, presidente da Comissão de Produção, Economia e Orçamento da Assembleia Nacional (parlamento unicameral), expressou na véspera que o mecanismo não é exibir belos números macroeconômicos, mas sim crescer e gerar riqueza para o povo.
Após a aprovação da referida janela no plenário do Legislativo, Gutiérrez explicou que ela agilizará os trâmites de exportação e importação, além de ajudar a aumentar os embarques de mercadorias para outras nações.
O objetivo é concentrar, por meio de uma plataforma tecnológica, a gestão dos pedidos de autorização pré-aduaneira de importação, documentos de exportação, trâmites portuários, entre outros.
De acordo com o regulamento, cujo parecer foi aprovado por maioria no Parlamento, a iniciativa da Nicarágua será eficaz na promoção das exportações e no aumento da produtividade e competitividade em termos de comércio exterior e na atração de investimentos estrangeiros.
A Comissão de Economia e Orçamento do Parlamento também informou sobre as exportações registradas na Nicarágua no final de 2022, que apresentaram um aumento acumulado de mais de 3.940.000 mil dólares.
Como se sabia, os principais destinos foram os Estados Unidos, seguidos por El Salvador, Costa Rica, México e Guatemala, entre outros países da região.
Os membros da comissão apelaram ao reforço das ações para garantir maior competitividade do setor produtivo nacional e continuar com o crescimento sustentado das exportações para as restantes nações, tendo em conta o dinamismo e abertura das relações comerciais internacionais.
jha/ybv / fav