O lendário Teatro Martí acolherá o concerto dedicado ao eminente intérprete nascido no município havanês de Guanabacoa, de onde vieram figuras de renome mundial como Ignacio Villa (Bola de Nieve) ou Rita Montaner.
Considerado um dos mais destacados músicos cubanos, junto com Gonzalo Roig e Rodrigo Prats, Lecuona forma a mais importante trilogia de compositores do teatro lírico cubano, especialmente a zarzuela.
A contribuição mais significativa de Lecuona ao gênero teatral é a fórmula definitiva do romance cubano.
Quando abrirem as cortinas no domingo, 2 de abril, o público terá diante de si uma equipe muito diversificada de cantores e instrumentistas que farão do show um evento digno de Lecuona e seu significado para a cultura da ilha.
Sopranos, tenores e barítonos terão seu espaço no concerto, que interpretarão canções compostas pelo notável pianista (agosto de 1896-novembro de 1963), autor da internacionalmente conhecida e cantada “La comparsa”.
Instrumentistas cubanos, como a consagrada flautista Niurka González e o clarinetista espanhol Igor Urruchi, assumirão parte deste presente ao maestro, enquanto o Coral de Câmara Vocal Leo e a Banda Concerto Nacional também participarão da comemoração.
mem/dpm/cm