Em particular, o presidente Ho Chi Minh é um símbolo no coração dos amantes da paz em todo o mundo, enfatizou o ex-presidente em uma reunião com o secretário do Comitê do Partido Comunista do Vietnã na província de Binh Duong, Nguyen. Van Loi.
Bachelet destacou a importância das relações bilaterais, enfatizou que as gerações atuais e futuras de ambos os países têm a responsabilidade de preservá-las e aprofundá-las e afirmou que, em qualquer cargo que ocupe, continuará apoiando e promovendo os laços entre o Vietnã e o Chile, bem como entre os seus povos.
Ele também garantiu que seu país dará o máximo apoio para a implementação do projeto “Vietnam-Chile Memories” e a reforma do Parque Ho Chi Minh, localizado no município de Cerro Navia.
Bachelet e Van Loi testemunharam a assinatura de um memorando de entendimento de apoio à restauração do referido parque entre o Departamento de Construção de Binh Duong e o município de Cerro Navia, cujo prefeito, Mauro Tamayo, faz parte da delegação do ex-presidente.
Relativamente à visita da ex-chefe de Estado e da sua delegação ao Vietname e à província de Binh Duong, a líder partidária considerou-a uma prova viva da continuidade e fomento da boa amizade entre os dois países ao longo dos últimos 50 anos.
Esta, avaliou Van Loi citado pela agência noticiosa VNA, é uma oportunidade para promover o desenvolvimento de relações de cooperação abrangentes entre Binh Duong e os sócios chilenos.
Ele também lembrou que após a visita ao Chile de uma delegação daquela província em setembro de 2022, foi elaborado um relatório e uma proposta específica sobre o apoio à reforma do Parque Ho Chi Minh, bem como sobre o potencial e orientações na cooperação comercial e promoção de investimentos.
Bachelet chegou aqui em 25 de março para uma visita de trabalho para comemorar naquele dia o 52º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações e para visitar as províncias de Binh Duong e Nghe An com vistas a aumentar a colaboração com esses territórios.
Durante sua estada nesta capital, ela foi recebida pelo presidente Vo Van Thuong, que a convidou a promover ainda mais a cooperação econômica e comercial, além de aumentar o intercâmbio pessoal para ajudar a fortalecer as relações com o Chile.
O chefe de Estado vietnamita expressou em particular a solidariedade e atenção especial dispensada por Bachelet à consolidação e desenvolvimento dos laços entre os dois povos.
jcm/mpm/ml