O principal impulsionador desse aumento será o investimento estrangeiro no setor manufatureiro, especialmente de eletrônicos, máquinas, têxteis e calçados, estimou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em relatório aqui divulgado.
Outro fator que afetará positivamente o melhor desempenho econômico do Vietnã será o relaxamento da China nas medidas de prevenção e contenção da pandemia de Covid-19, acrescentou.
O relatório da OCDE considera que o fim dos programas de apoio após a pandemia vai criar condições para que esta nação da Indochina melhore a sua situação financeira pública, mas alerta que a procura mais fraca poderá travar o investimento.
Também recomenda continuar monitorando de perto as tendências da inflação e insiste que o Vietnã continuará liderando as cinco maiores economias do Sudeste Asiático, já que o crescimento estimado para este ano e o próximo é de 6,6%.
Por seu lado, a Unidade de Estudos Econômicos e Mercados Globais do UOB Bank (United Overseas Bank Limited) prevê que o produto interno bruto (PIB) vietnamita aumentará 6% em 2023.
Para reduzir a sua previsão inicial (6,6%), a entidade especializada considerou que no primeiro trimestre do corrente ano o PIB nacional atingirá um aumento homólogo de apenas 3,32%, enquanto apresentará uma redução de 5,92% em relação ao quarto trimestre do ano passado.
Relativamente ao segundo trimestre, previu um crescimento de 5,9% do PIB face ao mesmo período de 2022, graças à recuperação da procura global.
jcm/mpm/ml