O maior número de mortes relatadas, nove, veio de um condado do Tennessee; outras quatro foram relatadas em uma pequena cidade no Arkansas; outras três em uma comunidade de Indiana e quatro em Illinois, informou o jornal The Hill.
Neste último estado, os fortes ventos que atingiram a região provocaram o desabamento do telhado de uma sala de espetáculos em Belvidere, deixando uma pessoa morta e 28 feridas, cinco delas em estado grave.
Mais de 60 tornados foram relatados nos Estados Unidos somente na última sexta-feira, enquanto as tempestades avançavam pelo centro do país.
Os estragos chegaram até o extremo leste de Delaware, onde a suspeita de ocorrência de um tornado no sul da região provocou o desabamento de uma casa na véspera, causando a morte de um indivíduo, segundo o jornal.
No Tennessee, o escritório de Nashville do Serviço Nacional de Meteorologia informou que, devido aos danos generalizados, levará vários dias para avaliar os danos causados em todas as áreas afetadas, incluindo as cidades de Wayne, Lewis, Marshall, Rutherford, Cannon e Macon.
Outro possível evento climático severo pode afetar aproximadamente a mesma área no final desta semana.
O Serviço Nacional de Meteorologia já emitiu avisos de tempestade severa para partes de Illinois, Missouri e Arkansas, onde residem mais de 18 milhões de pessoas.
Na semana passada, um tornado atingiu o Mississippi, matando 25 pessoas e levando a uma declaração federal de desastre de emergência para ajudar nos esforços de recuperação.
ro/ifs/hb