23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

UNESCO reconhece o papel do G-77 mais a China diante dos desafios

UNESCO reconhece o papel do G-77 mais a China diante dos desafios

Paris, 3 abr (Prensa Latina) O Diretor Geral Adjunto de Cultura da Unesco, Ernesto Ottone, valorizou hoje a contribuição do Grupo dos 77 mais a China no acompanhamento de propostas de soluções para os grandes desafios que a humanidade enfrenta.

Este bloco representa um fórum fundamental para o diálogo político, dada sua influência nos países em desenvolvimento, disse ele em uma reunião do Capítulo da Unesco do G-77 mais a China, na qual Kenelma Carvajal, Vice-Ministro da Cultura de Cuba, deu detalhes da Reunião de Ministros da Cultura do grupo, marcada para 4 de maio em Havana.

Ottone apontou que o atual contexto global, marcado pelas consequências da pandemia de Covid-19, conflitos e mudanças climáticas, tem um impacto nas sociedades, afetando não apenas a economia e o meio ambiente, mas também a cultura.

Vemos um grande caos no sistema cultural e criativo e nos que o alimentam, nos artistas e profissionais do setor, daí a importância de uma abordagem e coordenação integradas, disse ele na sessão do Capítulo da Unesco, liderado pela Palestina e seu embaixador Mounir Anastas, do G-77 mais a China, cuja presidência pro tempore é realizada em 2023 por Cuba.

O diretor geral adjunto da organização multilateral destacou os resultados da Conferência Mundial da Unesco sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável, Mondiacult-2022, realizada em setembro no México, onde a comunidade internacional estabeleceu a cultura como um bem público global.

É também uma ferramenta de resiliência e recuperação, como demonstrou a pandemia, disse Ottone, que sublinhou o peso da contribuição do G-77 mais a China na materialização das estratégias promovidas.

O vice-ministro cubano explicou aos embaixadores e diplomatas dos países que compõem o grupo de 134 Estados membros os objetivos da Reunião de Ministros da Cultura em Havana, visando precisamente promover a cooperação Sul-Sul para fortalecer a cultura como um bem público e aumentar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e a inclusão.

Carvajal convidou os países do bloco a participar do fórum, que ele definiu como um espaço de construção coletiva e de diálogo sobre a gestão integral do patrimônio, turismo cultural e patrimonial, indústrias culturais, economia criativa e educação artística, entre outros tópicos.

mem/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES