De acordo com as previsões do Serviço Meteorológico Nacional, prevê-se o desenvolvimento de mais um regime meteorológico intenso, cujos efeitos se farão sentir a partir de amanhã. O próximo fenômeno pode ter potencial para a formação de “alguns tornados fortes”, granizo grande e rajadas de vento prejudiciais do Texas a Illinois, informou o Centro de Previsão de Tempestades da agência mencionada.
Duas áreas são de grande preocupação: uma se estende do nordeste do Texas até o Arkansas e o sul do Missouri, e outra abrange o norte do Missouri, o sudeste de Iowa e grande parte de Illinois.
Nessas áreas, onde vivem mais de 18 milhões de pessoas, o centro disse que o risco de mau tempo foi “aumentado”, constituindo a terceira categoria mais alta em uma escala de risco de cinco níveis. Marc Chenard, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que os riscos das tempestades de terça-feira podem ser semelhantes ao sistema que varreu vários dos mesmos estados na sexta-feira e no sábado.
“Parece que, novamente, haverá potencial para alguns grupos organizados de relâmpagos, ventos prejudiciais e até alguns tornados fortes”, disse Chenard ao The New York Times.
Depois de devastar pelo menos sete estados, o sistema de tempestades que começou na sexta-feira passada mudou-se para o leste no sábado, trazendo vento e chuva e causando paralisações temporárias nos aeroportos de Nova Jersey, Nova York e Filadélfia.
Os maiores danos foram relatados em Arkansas, Tennessee, Indiana, Memphis, Illinois e Alabama, todos com mortes.
O presidente Joe Biden aprovou no domingo uma declaração de desastre para três condados do Arkansas, o que facilitará a liberação de fundos federais para os esforços de recuperação.
mem/ifs/ls