23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Novas testemunhas e registros telefônicos implicam na presidente

Novas testemunhas e registros telefônicos implicam na presidente

Lima, 3 de abr (Prensa Latina) Uma nova testemunha e a revelação das comunicações telefônicas da Presidente Dina Boluarte intensificou hoje o cerco de elementos que a comprometem nas operações de financiamento eleitoral indevido.

Lourdes Vizcarreta, colaboradora na campanha eleitoral do partido Peru Libre – para o qual o ex presidente Pedro Castillo e Boluarte concorreram a vice-presidente – declarou a uma estação de televisão local que ela apresentou a Boluarte o empresário Henry Shimabukuro, a quem o atual presidente negou inicialmente conhecer.

Shimabukuro tornou-se conselheiro informal do presidente Castillo e está envolvido na investigação de um caso confuso da suposta organização de um serviço de inteligência paralelo por um cidadão espanhol.

Vizarreta acrescentou que, no primeiro contato com Boluarte, Shimabukuro lhe disse que era um homem de negócios e que queria colaborar com a campanha Peru Libre. Muito obrigado, toda ajuda é bem-vinda, muito obrigado”, respondeu o candidato, de acordo com a testemunha.

Quando perguntado sobre isto, Boluarte reconheceu que tinha encontrado Vizarreta algumas vezes, que tinha contato com Shimabukuro e que não se lembrava de tê-lo apresentado ao homem de negócios.

Shimabukuro declarou que apoiou essa campanha financiando as viagens de Boluarte ao país e cobrindo outras despesas, que ele revelou com comprovantes de pagamento e outras evidências.

Ele também alegou que Boluarte recebeu financiamento do empresário Eduviges Beltrán, um fabricante de alimentos embalados, que posteriormente assinou um contrato com seu ministro para fornecer suas mercadorias ao programa de alimentação escolar Qali Warma do Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social, cujo chefe era Boluarte.

As reivindicações de Shimabukuro foram confirmadas pela antiga assistente da então candidata à vice-presidência, Maritza Sánchez, a quem ele também negou inicialmente conhecer ou ter tido como estreita colaboradora.

Sánchez mostrou provas do contrário com gravações de conversas telefônicas e diálogos de mensagens pela internet entre os dois.

A presidente, que negou o financiamento de Shimabukuro de suas atividades eleitorais, com a intermediação de Sánchez, disse hoje que ambos deveriam explicar porque não informaram o Perú Libre e as autoridades eleitorais.

Por outro lado, a imprensa revelou mais contatos telefônicos de Boluarte com Shimabukuro, Sánchez e seu amigo Víctor Hugo Torres, após o segundo turno das eleições, ou seja, quando o primeiro já havia sido eleito.

A lista, nas mãos do Ministério Público, foi obtida pelo jornal El Comercio e inclui duas ligações do Shimabukuro para o agora vice-presidente e 244 ligações entre o empresário e Sánchez.

jcm/mrs/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES