23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cinquenta anos sem Pablo Picasso

Pablo-Picasso-1

Cinquenta anos sem Pablo Picasso

Por Fausto Triana
Madri, 8 abr (Prensa Latina) Cinquenta anos sem Pablo Picasso e centenas de milhares de imagens que hoje flutuam no imaginário da pintura universal, na ausência do mestre do cubismo.

Passaram-se 50 anos desde a sua morte, ocorrida em Mougins (sudeste da França), no dia 8 de abril de 1973, e o aniversário convocou as autoridades e especialistas da Espanha e da França para colocá-lo por mais de 12 meses no papel que ele merece.

O Picasso de sua Málaga natal, dos museus Reina Sofia e do Prado em Madri; de Barcelona e Paris; de Arte Moderna (MoMA) de Nova York: de La Coruña, o Gunggenheim de Bilbao; de Antibes, França, tudo isto e muito mais, rendeu-se ao enorme legado do artista malaguenho.

‘Em 8 de abril, morreu o artista espanhol mais importante do século 20: Pablo Picasso. Hoje, meio século depois, comemoramos o #AnoPicasso mais conscientes do que nunca do imenso legado que deixou. A sua obra continuará a inspirar as gerações presentes e futuras», destacou o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, no Twitter.

Embora os maiores reconhecimentos sejam na pintura, teve participações marcantes em escultura, fotografia e documentário e banda desenhada, entre outras vertentes.

Com um nome longo e tradicional, Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, foi um precursor e depois professor de cubismo de Las señoritas de Avignon a seu enorme Guernica.

A comissão binacional de sua terra natal, Espanha e França, país onde desenvolveu a maior parte de sua arte e vida, concebeu em um acordo no ano passado a realização de 50 exposições, conferências, mostras de filmes, análises historiográficas e outros eventos dentro do ano P

Nascido em Málaga, Andaluzia, em 25 de outubro de 1881, sua importância é tamanha que os Estados Unidos e outros países europeus se unem para prestar homenagem ao extraordinário criador.

Em 2008, três locais de prestígio em Paris, os museus do Louvre, Orsay e Grand Palais, receberam exposições importantes com o nome de Picasso e dos mestres.

cada dia.

Semana eterna em homenagem ao pintor mais popular dos museus mundiais que morreu na França onde se exilou por causa do regime fascista e ditatorial de Francisco Franco.

Na Plaza de la Merced em Málaga está o Museo Casa Natal Picasso, onde neste sábado e domingo são realizadas as jornadas abertas na casa de infância do autor também de Garota na frente de um espelho, O sonho, A mulher que chora, La vie ( Vida), Retrato de Dora Maar (…).

‘Pablo, crescendo na oficina’, ‘O modelo’ e O artista e o modelo’; ‘Picasso de Málaga’; ‘Mediterrâneo’ e ‘Pombas’; e Toros, são os locais a visitar em Málaga.

Uma busca incessante em movimento, de Málaga à Corunha, passando por Barcelona, ​​​​depois Paris e França pelo resto da vida desde o início do século XX.

Membro do Partido Comunista Espanhol e Francês ao longo de sua carreira política, teve aplicação especial ao tema de sua famosa pintura Guernica.

Deixou claro, com extrema precisão, que a entrada de Guernica na Espanha pela primeira vez na história seria em um país republicano, ideia da qual desistiu por recomendação de seu advogado francês Roland Dumas.

Então, aquele Guernica só chegaria a uma Espanha cheia de liberdades democráticas. E assim, depois de vencer a grande resistência de Conchita Ruíz Picasso (Maya), com muitos alaridos sobre a transparência democrática da Espanha, a enorme tela chegou a Madri em 10 de setembro de 1981.

rgh/ft/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES