Em declarações ao jornal Al-Watan, Yefimov disse que o encontro estava marcado para esta segunda-feira, 10 br, mas foi adiado para o início do próximo mês de maio, e sublinhou que os contatos e consultas entre as partes envolvidas continuam a obter resultados positivos neste sentido.
O caminho para normalizar as relações entre Síria e Turquia é longo e todas as questões não podem ser resolvidas em uma ou mais rodadas de negociações, mas estamos avançando passo a passo nessa direção, reconheceu o diplomata.
Ele expressou otimismo sobre a possibilidade de alcançar resultados positivos.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Síria, Ayman Sousan, havia anunciado que o restabelecimento das relações com Turquia tem alguns requisitos que devem ser cumpridos, incluindo a retirada incondicional do território nacional, a cooperação para combater o terrorismo e a não interferência nos assuntos internos da Síria.
Ele descreveu como elemento-chave para alcançar essa reconciliação o compromisso total com a soberania, independência, integridade territorial e unidade da Síria, e parar de fornecer apoio e proteção a grupos radicais.
A Rússia e o Irã estão fazendo esforços para a reconciliação entre a Síria e Turquia, dois vizinhos cujas relações foram interrompidas desde o início da guerra nesta nação levantina em 2011.
Em 3 de abril, Moscou sediou uma reunião quadrilateral entre os vice-ministros das Relações Exteriores do Irã, Rússia, Turquia e Síria, enquanto no final de dezembro passado foi realizada uma reunião entre os ministros da Defesa da Síria, Ali Mahmoud Abbas; e de Turquia, Hulusi Akar.
jha/fm/bj