Trata-se de varrer os obstáculos à eficiência na agricultura; de ser verdadeiramente eficiente no que temos que fazer para contrariar os efeitos da crise econômica, acrescentou Torres, presidente da cooperativa de produção agrícola Carlos Lóriga, no município cubano ocidental de San Luis.
Esta estrutura, dedicada às culturas de tabaco e alimentos, é um ponto de referência no território onde os níveis de produção agrícola não atendem à demanda da população, uma realidade que podemos reverter se formos capazes de extrair mais riqueza da terra mesmo com os poucos recursos que temos, disse ele.
A crise global provocada pelo Covid-19; a intensificação das medidas impostas pelo bloqueio econômico, financeiro e comercial que os Estados Unidos impuseram à maior das Antilhas durante décadas, juntamente com o conflito Ucrânia-Rússia, estão tendo um impacto na ilha.
A isto deve ser acrescentada a passagem destrutiva do Furacão Ian em 27 de setembro de 2022, cujos ventos causaram grandes perdas em habitações, instituições sociais, sistema elétrico e agricultura, especialmente na província ocidental de Pinar del Río.
Durante uma recente visita a este território, o vice-primeiro ministro Jorge Luis Tapia explicou a importância da lei, aprovada pela Assembléia Nacional do Poder Popular (parlamento) em maio de 2022.
Ele destacou que a situação é complexa em termos de abastecimento e importação de alimentos, e que fazer a terra produzir e extrair dela o que precisamos depende de nossos esforços, disse ele.
A legislação visa alcançar a soberania alimentar como uma indicação de independência e segurança.
rgh/alo/glmv