“Nossos laços mostram estabilidade, a frequência das reuniões segue o curso dos acontecimentos atuais, é importante para nós sincronizar os relógios”, disse Lavrov, referindo-se ao sucesso da visita do Presidente chinês Xi Jinping à Rússia.
Ele observou que os dois países estão aprofundando a cooperação em parceria estratégica tanto em suas economias quanto na solução de problemas internacionais.
Por sua vez, Gang comentou que “a situação mundial está mudando constantemente diante de nossos olhos, o que dita a necessidade de manter contatos com Moscou”. Estamos prontos para cumprir os acordos bilaterais”.
De acordo com dados da principal administração aduaneira da China, o volume do comércio entre a Rússia e a China no primeiro trimestre de 2023 aumentou 38,7% e totalizou mais de 53 bilhões de dólares.
Lavrov chegou a Samarkand para participar da conferência ministerial dos países vizinhos do Afeganistão, bem como da reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Comunidade de Estados Independentes e de um intercâmbio com os ministros das Relações Exteriores da Ásia Central.
jha/hoo/bm