Santiago, Chile, 14 abr (Prensa Latina) Chile e México estudam hoje o relançamento do acordo de associação estratégico durante a visita a este país do Presidente Andrés Manuel López Obrador, que participará dos atos de homenagem a Salvador Allende.
A informação foi dada com exclusividade à Prensa Latina pela embaixadora do México em Santiago, Alicia Bárcena, e lembrou que os laços bilaterais são antigos.
Ele mencionou a viagem que fez ao México há 100 anos a poetisa e a educadora chilena Gabriela Mistral, Prêmio Nobel de Literatura, para participar da campanha educativa no meio rural.
Também se referiu à visita do presidente Allende a seu país em 1972, quando proferiu um discurso histórico na Universidade de Guadalajara, que marcou profundamente a todos.
“Eu tinha então 20 anos e para mim foi um momento inesquecível, muito profundo”, lembrou o diplomata.
Nesse discurso, Allende expressou que “ser jovem e não ser revolucionário é até uma contradição biológica.”
Bárcena declarou que o México Talvez tenha sido o país que recebeu a maior diáspora chilena após o golpe contra o governo da Unidade Popular em 1973.
López Obrador estará aqui no dia 11 de setembro, para ser exato, disse ele, ele lembrou que em novembro do ano passado o presidente chileno, Gabriel Boric, fez uma visita ao México.
Em sua entrevista, Bárcena, que por 14 anos foi secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), também se referiu à Cúpula regional sobre inflação realizada em 5 de abril e convocado por López Obrador.
Ressaltou a importância da integração latino-americana para enfrentar os desafios atuais e aumentar o comércio intrarregional, que atualmente é muito baixo, apenas 12%.
Nesta época de alta inflação há países com excedentes alimentares e outros que precisam, então acredito que a troca seja oportuna hoje, disse.
Acrescentou que o México defende a troca de produtos da cesta básica, mas outros países como Bolívia e Cuba também propõe fertilizantes, então é uma iniciativa regional.
Em 6 e 7 de maio, será realizada em Cancun uma grande reunião entre setores empresariais, incluindo organizações da agricultura familiar e campesina, onde exportadores chilenos e de todos os países.
Será uma espécie de feira de câmbio, onde se trata de superar barreiras tarifárias e não tarifário e promover um maior comércio interno, afirmou o embaixador mexicano.
lam/car/ls