Ambos os competidores conseguiram a vitória na distância de 20 quilômetros, sendo que no caso de Chalarga, ela conseguiu o tempo de uma hora, 34 minutos e 44 segundos, enquanto seu compatriota competiu com o tempo de uma hora, 24 minutos e 32 segundos.
O segundo lugar feminino e a medalha de prata couberam à peruana Mary Luz Andía, que chegou à meta com o tempo de uma hora, 35 minutos e 39 segundos, enquanto o bronze nesta mesma categoria coube à mexicana Alejandra Ortega com um hora, 36 minutos e cinco segundos.
A prata e o bronze masculinos foram para os mexicanos José Doctor e Noel Chama com cronômetros de uma hora, 24 minutos e 42 segundos e uma hora, 25 minutos e dois segundos, respectivamente.
Esta Copa Pan-Americana é uma qualificação para o próximo Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos a serem realizados no Chile.
A presidente da Federação Nicaraguense de Atletismo, Xiomara Larios, explicou à Prensa Latina que é a primeira vez que seu país sedia este tipo de evento esportivo, pelo que se sentem honrados.
A ex-velocista nicaraguense destacou a participação de cerca de 150 atletas de países como Colômbia, México, Brasil, Argentina, Guatemala, Honduras, Bolívia, Peru, Cuba, El Salvador, Venezuela, República Dominicana, Porto Rico, Panamá, Estados Unidos e Equador.
“Aqui temos atletas que buscam seus recordes pessoais para participar dos jogos centro-americanos e caribenhos que serão realizados em El Salvador, além de buscar marcas para os jogos olímpicos”, afirmou.
Da mesma forma, destacou o apoio incondicional do Governo Sandinista e de diversas instituições do Estado para garantir o sucesso do evento.
A segunda jornada desta prova esportiva termina amanhã domingo e será disputada nas distâncias de 10 e 35 quilómetros.
oda/ybv/mb