Numa intervenção televisiva, o responsável referiu que a época compreendida no primeiro trimestre do ano fechou com seis por cento de turistas estrangeiros a mais, face ao período homólogo de 2019.
Ele disse que chegaram 716,5 mil argentinos (2,5% a mais) e 145 mil brasileiros (7,1% a mais). Ele destacou que quem está no Brasil gastou 15% a mais do que em 2019.
“Podemos dizer que o turismo recuperou e que estamos no bom caminho”, assegurou Viera, que estimou em 1.219.198 veranistas estrangeiros.
Ele observou que a diferença entre os gastos dos turistas estrangeiros e os realizados pelos uruguaios que deixaram o país teve um saldo positivo de 270 milhões de dólares.
Nesses três meses, 187 navios de cruzeiro chegaram ao país, incluindo o maior já recebido aqui. Muitos destes hotéis flutuantes prolongaram a sua estadia no porto, disse o ministro do Turismo.
Sublinhou que o país tem uma oferta variada, desde turismo balnear, ecológico, gastronômico, termais, congressos, entre outras modalidades, para além de boas infraestruturas.
Ele reconheceu que a variação do dólar encarece o mercado uruguaio, mas se referiu a medidas de estímulo como a isenção do Imposto sobre Valor Agregado e a restituição de impostos.
mem/ool/hb