O plano, que visa transformar o país no principal exportador mundial do chamado ouro branco, contempla a participação do Estado em todo o ciclo produtivo, promovendo a industrialização e determinando as áreas protegidas onde as reservas não serão exploradas.
Segundo o Senador Daniel Núñez, do Partido Comunista do Chile (PCCh), com este anúncio o presidente está cumprindo um dos compromissos de seu programa de governo.
A estratégia “permitirá ao Chile criar produtos com maior valor agregado e também contribuirá para a proteção socioambiental das salinas”, escreveu Núñez em sua conta no Twitter.
Para o militante da CCP e antigo constituinte Marcos Barraza, esta política ajudará a fundar uma indústria para o desenvolvimento, pois continuar sendo um mero exportador de matérias-primas não trará nenhum benefício real para o país.
As bancadas parlamentares do CCP, a Frente Social Verde Regionalista, Ação Humanista e Independentes, escreveram no Twitter que a nova estratégia “vai gerar mais riqueza, desenvolvimento econômico e sustentável do Chile para o mundo”.
Segundo o deputado Gael Yeomans, do partido Convergencia Social, a criação de uma empresa pública para explorar o mineral permitirá o progresso em direção a uma economia mais justa.
Segundo analistas, a demanda por este recurso natural aumentará em 25% este ano, impulsionada pelo mercado de veículos elétricos e baterias para telefones celulares e laptops.
Durante um discurso hoje da região de Antofagasta, o presidente Boric disse que o lítio representa uma oportunidade que não pode ser perdida e insistiu na importância da presença do estado durante todo o ciclo de produção.
Quando falamos de desenvolvimento, estamos pensando no bem-estar de todos os habitantes e não apenas de alguns. Estamos pensando em uma melhor distribuição da riqueza de nosso território, disse ele.
Boric fez as declarações logo após o presidente da Confederação de Produção e Comércio, Ricardo Mewes, dizer que esperava uma maior participação do setor privado na estratégia para impulsionar a indústria de metais macios.
lam/car/glmv