Uma nota publicada no site oficial da Presidência do Conselho de Ministros deste país, indica este sábado que ambos os dirigentes discutiram “a cooperação económica e em particular a cooperação energética com novos projetos de energias renováveis e gás natural liquefeito para o mercado local e europeu”.
No centro da conversa esteve a atual crise migratória e a importância da adoção de medidas para enfrentá-la, entre as quais ações em prol da estabilização da Líbia e em apoio a outras nações do norte da África.
Meloni explicou ao Presidente da República do Congo, na conversa mantida na tarde de sexta-feira passada, os detalhes do chamado Plano Mattei, promovido pelo seu governo, que assenta na “visão de uma associação com África inspirada numa modelo de cooperação não predatória”, segundo o documento.
A mandataria italiana referiu-se à organização da cimeira sobre sistemas alimentares que terá lugar em Roma no próximo mês de julho e da conferência Itália-África que terá lugar em outubro, como fóruns em que os problemas daquele continente e as formas de os enfrentar, com maior participação europeia.
Os dois líderes concordaram com a intenção de realizar um intercâmbio de visitas este ano, para aprofundar o diálogo e desenvolver projetos conjuntos, acrescenta o documento.
ro/ort/ans