Cai Qui, membro do Comitê Permanente do Birô Político do PCC, descreveu o desenvolvimento desses vínculos como exemplar durante um encontro com Roberto Morales, membro do Birô Político e secretário de Organização do Comitê Central do PCC.
Ele também destacou a relevância da atual visita do líder para promover os laços bilaterais, ao expressar a vontade da China de manter o apoio a Cuba da melhor maneira possível e mostrar empatia pelas atuais dificuldades e pressões que a ilha enfrenta.
Cai assegurou que Pequim está disposta a promover uma cooperação mutuamente benéfica e apoio ratificado à luta da ilha pela sua soberania e contra o bloqueio económico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos há mais de seis décadas.
Da mesma forma, transmitiu uma saudação do secretário-geral do PCCh e presidente do país, Xi Jinping, ao general do Exército Raúl Castro e ao presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
Também nesta segunda-feira, Wang Yi, diretor de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, conversou com Morales, propôs estreitar mais laços no caminho do socialismo e destacou o valor da tradicional amizade entre os dois Estados diante da os desafios do mundo de hoje.
Ele reconheceu a resiliência do povo cubano, sua capacidade de superar as dificuldades, bem como de resistir ao imperialismo e ao bloqueio.
Entre outros temas, referiu-se à força do PCC na sociedade cubana e à contribuição de Havana ao foro China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), que classificou como uma importante plataforma de interações mutuamente benéficas.
Por sua vez, Morales expressou confiança de que o PCC e o PCCh podem ser um catalisador das relações entre as duas nações socialistas.
Agradeceu ao gigante asiático a sua posição contra o bloqueio norte-americano e denunciou que a intensificação desse sistema de sanções em plena pandemia de Covid-19 procurou privar o povo de tudo para gerar apatia e descontentamento.
Ele também reafirmou o respeito de Cuba pelo princípio de Uma China e valorizou o papel deste país no contexto internacional, pelo equilíbrio que consegue.
jf/ymr/jd