O número de pacientes no país asiático devido à malária caiu mais de 85% e as mortes em 83,36% de 2015 a 2022, disse o ministro da Saúde e Bem-Estar Familiar, Mansukh Mandavaiya, durante seu discurso virtual no conclave Ásia-Pacífico de alto nível sobre o assunto, realizada no dia anterior em Nova Delhi.
Ele explicou que seu país era o único país de alta carga na região do Sudeste Asiático que relatou uma diminuição nos casos de 2020 em comparação com 2019.
Ele disse que a malária não é apenas um problema de saúde pública, mas também um desafio social, econômico e político que requer a cooperação de todas as partes interessadas.
Mandavaiya destacou as conquistas da Índia na erradicação da doença até 2030, observando que suas estratégias a tornaram um exemplo global.
Acrescentou que as várias iniciativas de saúde do Governo com projetos como Ayushman Bharat – Pradhan Mantri Jan Arogya Yojana, Ayushman Bharat-Health and Wellness Centers e Ayushman Bharat Digital Mission, contribuem muito para fortalecer a luta contra a doença.
O ministro acrescentou que, em linha com o mantra da Presidência do G20 Índia de Uma Terra, Uma Família, Um Futuro, Nova Delhi reafirma seu compromisso de compartilhar seus recursos, conhecimento e aprendizado com outros países, bem como sua missão de eliminar a doença .
lam/lrd/ls