Segundo o balanço desta terça-feira do Ministério da Saúde, apenas cinco casos permanecem ativos em todo o Reino, elevando o número total de cidadãos que contraíram a doença desde o início da pandemia para se manter em 138.731, dos quais 3.056 morreram.
No entanto, a secretária de Estado do Ministério da Saúde do Camboja, Or Vandine, apelou na véspera para que as pessoas tenham cuidado com a nova subvariante XBB.1.16 e se protejam, uma vez que a Covid-19 “ainda não desapareceu”, sublinhou. .
Segundo o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Reino, Li Ailan, o chamado vírus Arcturus não apresenta nenhum risco adicional em relação às outras variantes do Omicron. Mas medidas preventivas e acompanhamento próximo da situação seriam úteis, recomendou.
Alguns casos infectados pela subvariante XBB.1.16, que está sob supervisão da OMS desde 22 de março passado, já foram detectados na Indonésia e na Tailândia.
Na opinião do diretor do Centro de Genômica Médica da Universidade Mahidol da Tailândia, Wasun Chantratita, a nova variante é 200% mais transmissível que o BN1.3 e 89% mais transmissível que o XBB.1.5.
lam/mpm/ls