As autoridades de saúde iniciaram a busca dos contatos do doente, dos quais não adiantaram detalhes, segundo fonte governamental citada pela Associated Press do Paquistão (APP).
O Instituto Nacional de Saúde (NIH) em Islamabad analisou as amostras da pessoa e confirmou a presença de vírus infecciosos, disse a APP.
Segundo a fonte oficial, estão neste momento a ser examinadas amostras de familiares do infectado, que foram aconselhados a permanecer em quarentena para evitar a propagação do vírus.
O governo enfatizou que os aeroportos estão em alerta máximo depois que o vírus foi detectado e outras medidas preventivas foram tomadas.
De acordo com especialistas em saúde, a varíola dos macacos é um vírus que se espalha de animais, incluindo ratos e primatas, para humanos em casos raros.
A doença é endêmica na África central e ocidental; No entanto, em meados de 2022, um surto afetou amplamente as nações da Europa e da América, onde 95% dos casos diagnosticados foram relatados de acordo com relatórios da Organização Mundial da Saúde.
Os sintomas da varíola símia incluem febre, dores no corpo, calafrios e exaustão, enquanto pessoas com doenças graves podem desenvolver erupções cutâneas e feridas no rosto e nas mãos que podem se espalhar para outras partes do corpo.
oda/lrd/cm