Como parte de seu programa de trabalho no âmbito do XXVII Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, Labañino e Elier Ramírez, vice-diretor do Centro Fidel Castro Ruz, dialogaram com representantes de vários Estados, organizações e convidados estrangeiros, sobre a atualidade na ilha.
Abordando o tema das recentes eleições gerais em Cuba, Labañino, Herói da República e um dos cinco antiterroristas presos injustamente por mais de 15 anos nos Estados Unidos, disse que os inimigos da Revolução tentaram fazer as eleições falharam, mas não conseguiram e uma grande participação nas urnas de 75,74 por cento foi alcançada.
Ambos os palestrantes relataram os sacrifícios do povo cubano para superar um bloqueio econômico, comercial e financeiro presente a cada dia, hora e minuto nos lares e nos assuntos nacionais, que consideram a principal causa de males que vão desde deficiências de todos os tipos , estagnação e inflação.
Eles denunciaram que as 243 medidas impostas pelo então presidente Donald Trump para intensificar um bloqueio criminoso que sufoca, permanecem com Joe Biden e se tornaram mais prejudiciais devido à pandemia de Covid-19.
Explicaram que são questões muito específicas que atrapalham o comércio exterior e a movimentação financeira, impedem o investimento estrangeiro e obrigam os cubanos a usar toda a sua inteligência e vontade para enfrentar seus efeitos e continuar resistindo como fizeram desde o triunfo da Revolução em janeiro de 1959.
Ramírez explicou por que o bloqueio é uma gravíssima violação dos direitos humanos que os governos dos Estados Unidos vêm cometendo há mais de 60 anos e continuam cometendo.
Ambos participarão do XXVII Encontro Nacional organizado e patrocinado pelo Movimento Mexicano de Solidariedade a Cuba, que acontecerá na Universidad Obrera Vicente Lombardo Toledano nos dias 29 e 30 deste mês.
jf/lma/hb