25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Laços com África, novos investimentos e Sudão na agenda da Etiópia

Laços com África, novos investimentos e Sudão na agenda da Etiópia

Adis Abeba, 29 abr (Prensa Latina) A passagem do chanceler etíope, Demeke Mekonnen, por quatro países africanos, o fórum Invest Ethiopia com importantes acordos assinados e o acompanhamento da situação no Sudão marcaram a agenda da mídia que hoje termina aqui.

Mekonnen fez visitas oficiais à Tanzânia, Comores, Burundi e Uganda e reuniu-se com os seus presidentes com o objetivo de estreitar os laços com África, consolidar ainda mais a sua base diplomática e consolidar a paz, disse o porta-voz do Itamaraty, Meles Alem, em conferência de imprensa no dia anterior.

Ele lembrou que a Etiópia foi fundamental no Movimento Pan-Africano porque contribuiu significativamente para a independência dos países africanos e é um ator principal na formação e fortalecimento da unidade africana e da União Africana (UA).

Ele explicou que a visita do vice-primeiro-ministro etíope foi uma oportunidade para construir cooperação e entendimento sobre a questão da Grande Barragem Renascentista Etíope e reiterar o compromisso inabalável de retomar as negociações tripartidas lideradas pela UA.

Por outro lado, o agravamento da situação no Sudão não era alheio ao governo, razão pela qual o primeiro-ministro Abiy Ahmed falou por telefone com os generais Abdel Fattah al-Burhan, presidente do Conselho Soberano de Transição, e Mohamed Hamdan Dagalo, chefe das Forças de Apoio Rápido (RSF) sobre a necessidade de resolver diferenças.

“O grande povo do Sudão merece a paz. Tive conversas telefônicas com o general Abdel Fattah al-Burhan e o general Mohamed Hamdan Dagalo sobre a necessidade de resolver as diferenças amigavelmente e trazer estabilidade ao Sudão”, escreveu Ahmed em sua conta no Twitter.

A propósito, o porta-voz do Itamaraty reiterou que esta conversa responde à continuidade histórica nas relações entre os dois países e que Addis Abeba está do lado do povo sudanês em qualquer situação.

Os confrontos em Cartum liderados por Burhan e Hamda Dagalo começaram em 15 de abril com um balanço até sexta-feira de 512 mortos e mais de 4.200 feridos, segundo as autoridades de saúde.

As hostilidades eclodiram depois que as tensões aumentaram sobre a integração do RSF no exército regular, uma condição fundamental de um acordo assinado em dezembro para reiniciar a transição e formar um novo governo civil.

Ambos os militares foram protagonistas do golpe em 2019 contra o presidente Omar Al-Bashir e outro em outubro de 2021 que derrubou o então primeiro-ministro da unidade, Abdalá Hamdok.

O fórum Invest Ethiopia 2023 (Invest in Ethiopia) destacou-se esta semana de 26 a 28 de abril no hotel Skylight desta capital e segundo a Ethiopian Investment Commission (EIC), organizadora do evento, foram assinados vários acordos com investidores estrangeiros.

A EIC assinou um memorando de entendimento com a Unilever (Etiópia) e a Africa Improved Foods para um novo projeto de investimento de mais de 45 milhões de dólares na fábrica de processamento de alta nutrição em Ruanda.

Da mesma forma, com a empresa Chen Shi, localizada em Pequim, assinou um documento semelhante para estabelecer um projeto de móveis para fábricas de processamento de madeira, um investimento estimado em oito mil dólares.

Outro acordo foi fechado com a Ethio Chicken para a ampliação da planta da Grand na exportação de aves por 20 milhões de dólares.

A chinesa Huajian Group, construtora do parque industrial “cidade do calçado” localizado nos arredores de Adis Abeba, assinou documento semelhante com 21 empresas interessadas em basear seus projetos dentro do parque. O capital total das empresas deverá ser de US$ 96,2 milhões.

Mais de 600 novos investidores estrangeiros diretos, empreendedores e formuladores de políticas aprenderam sobre as oportunidades de investimento mais promissoras com foco em setores como manufatura, agricultura, energia, TI e telecomunicações, saúde, transporte e logística, turismo e outros setores emergentes na Etiópia.

ro/nmr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES