19 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

América Latina comprometida com o Desenvolvimento Sustentável

América Latina comprometida com o Desenvolvimento Sustentável

Santiago do Chile, 29 abr (Prensa Latina) Representantes dos 33 países da América Latina e do Caribe reunidos esta semana no Chile reafirmaram seu compromisso com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas admitiram que para alcançá-los é necessário redobrar os esforços.

Há oito anos, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu 17 ODS para 2030, mas, na metade do caminho, apenas um quarto deles foi alcançado ou está no caminho certo, de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Um relatório apresentado pelo secretário executivo da CEPAL, José Manuel Salazar-Xirinachs, durante o sexto fórum sobre o assunto, acrescenta que em quase metade dos objetivos (48,4%) a tendência é correta, mas não o suficiente para alcançá-los; e em 27% há um retrocesso.

Isso significa que há muito trabalho a ser feito, disse Salazar-Xirinachs, acrescentando que são necessárias ações ousadas, inovadoras e inspiradoras.

As metas da Agenda 2030 incluem acabar com a pobreza e a fome, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e emprego decente.

No entanto, essa reunião analisou em particular a água potável e o saneamento; energia limpa e acessível; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; e parcerias para atingir as metas.

O fórum contou com a presença de centenas de participantes, incluindo funcionários do governo, especialistas do sistema da ONU, representantes da sociedade civil e acadêmicos.

Uma das questões abordadas na reunião foi o impacto negativo da Covid-19 sobre as metas da Agenda 2030.

“Estamos muito preocupados como sociedade civil, e acho que os governos também, porque a pandemia impediu o progresso e em muitos casos nos atrasou, por exemplo, na redução da pobreza”, disse Mabel Bianco, da Fundação de Estudos de Pesquisa da Mulher na Argentina, à Prensa Latina.

Enquanto isso, o representante do Grupo dos 77 mais a China, Pedro Luis Pedroso, explicou que os países em desenvolvimento foram afetados pela pandemia, pela diminuição da assistência oficial ao desenvolvimento e pelas tensões e conflitos geopolíticos em diferentes partes do mundo.

Ao participar de um painel de discussão sobre iniciativas para fortalecer o compromisso com os ODSs, o diplomata pediu o fim das medidas coercitivas unilaterais, o acesso ao financiamento para os países em desenvolvimento e a reforma da arquitetura financeira internacional.

A expansão da cooperação Sul-Sul, o tratamento especial e diferenciado para os países mais vulneráveis e a transferência de tecnologia foram outras demandas dos participantes, que estão contidas na declaração final da reunião.

As conclusões do evento serão apresentadas ao fórum político de alto nível a ser realizado na sede da ONU, em Nova York, em julho próximo.

ro/car/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES