Nas respectivas notas foi anunciado que Petro e sua esposa serão recebidos pelos reis de Espanha, que oferecerão um jantar em sua homenagem no dia 3 de maio.
Da mesma forma, no dia seguinte se reunirá em Moncloa com o Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez; Ele fará uma intervenção perante as Cortes Gerais (Parlamento), e receberá as Medalhas do Congresso e do Senado, das mãos dos titulares de ambas as câmaras, Meritxel Batet e Ander Gil, respectivamente.
Além disso, visitará a Prefeitura de Madri, onde o prefeito José Luis Martínez-Almeida lhe entregará a Chave de Ouro da Villa de Madrid, inaugurará o Centro Cultural García Márquez e receberá a Medalha da Universidade de Salamanca.
O Cônsul Geral da Colômbia na Espanha, Rodrigo Pinzón, anunciou, por outro lado, que Petro participará da VI Feira de Serviços para empresários de seu país com sede na Espanha, em seu primeiro dia de visita aqui, no dia 2 de maio.
Com uma comunidade oficialmente reconhecida de mais de 400.000 pessoas, que ultrapassa os 900.000 se forem considerados os colombianos nascidos nesta nação, o evento consolida a ideia de facilitar os empreendimentos dos nativos do país cafeeiro na Espanha, destacou Pinzón ao Imprensa Latina.
A feira, promovida pela ProColombia, tem um amplo roteiro internacional que já passou por cidades como Miami, Nova York, Panamá, México, Santiago do Chile, Quito, Montreal, Nova Jersey, Orlando e Madri, entre outras.
Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Espanha anunciou que Petro será premiado junto com vários ministros, o que significa a concessão da Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica ao presidente colombiano, sua esposa, Verónica del Socorro Alcocer, e ao chefe da diplomacia de Bogotá, Alvaro Leyva.
Além disso, aos titulares do Comércio, Indústria e Turismo; Educação; Transporte; e Minas e Energia, e o embaixador da Colômbia na Espanha, Eduardo Ávila, receberá a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Civil.
mem/ft/dnsa