No Parque de los Príncipes, os rubro-azuis terão esta tarde a oportunidade de se consolidarem no topo do futebol francês, a apenas cinco datas do fim, às portas de um título que seria o seu décimo primeiro, para desempatar com os descendentes Saint-Etienne e se tornarem os maiores vencedores em solo francês.
Os parisienses acumulam 75 pontos na tabela, oito à frente do Olympique de Marseille e nove à frente do Lens, enquanto o rival Lorient soma 45 e está no 11.º lugar, sem risco de ser uma das quatro equipes que serão rebaixadas nesta temporada.
Para o PSG coletivamente tudo parece decidido, mas não individualmente, especialmente para Mbappé em suas aspirações de conquistar seu quinto título consecutivo de artilheiro da Ligue 1, recorde de Jean-Pierre Papin.
“Kiki” tem 22 gols, um a mais que o canadense Jonathan David, que não marcou ontem na vitória do Lille, seguidos com 20, pelo veterano ex-Arsenal Alexandre Lacazette, que também não marcou na sexta-feira pelo Olympique de Lyon na Copa início do dia 33.
Por seu lado, Messi parece prestes a conquistar o posto de líder em assistências, após 15 execuções, quatro a mais que seu companheiro de equipe, o lesionado Neymar.
Com a primeira colocação praticamente definida a favor do PSG, o interesse está voltado para os clubes que brigam por vagas para torneios europeus na próxima campanha.
O sublíder Marselha tentará consolidar a sua posição, a outra que garante a passagem direta à Liga dos Campeões, ao receber esta noite no Vélodrome o discreto Auxerre (décimo quarto com 33 pontos), que terá pela frente um jogo decisivo na sua baliza de evitar o rebaixamento.
O Mônaco, quarto colocado (61), receberá o Montpellier sem margem para erros se quiser permanecer na corrida pela Liga dos Campeões.
Já o Lens (66), time que completa o pódio do futebol francês, visitará na terça-feira o inspirado Toulouse, novo campeão da Copa da França, com vitória por 5 a 1 sobre o Nantes na noite passada.
A rodada 33 será completada por Rennes-Angers, Clermont-Reims e Troyes-Nice, jogos marcados para hoje, enquanto o Stade Brestois-Nantes se enfrentará na quarta-feira. jha/wmr/hb