Entre os elementos de influência sobre esses valores estão os fracos dados econômicos da China e as expectativas de alta de juros do Federal Reserve dos EUA e do Banco Central Europeu (BCE) para esta semana.
O petróleo Brent, referência européia, caiu 42 centavos (0,53 por cento) para 78,89 dólares o barril, enquanto o petróleo norte-americano West Texas Intermediate (WTI) perdeu 46 centavos (0,61 por cento) para 75,20 dólares. Ambos os referenciais caíram mais de um dólar na sessão anterior.
A pressão sobre os preços deveu-se a dados oficiais publicados no último domingo, segundo os quais a atividade manufatureira da China, maior importador mundial de petróleo bruto, caiu inesperadamente em abril. Esta é a primeira contração no índice dos gestores de compras para o setor manufatureiro desde o dezembro passado.
Os investidores esperam os previsíveis aumentos das taxas de juros pelos bancos centrais em meio à luta contra a inflação, que pode desacelerar o crescimento econômico e diminuir a demanda por energia.
mgt/rfc/sg