Na inauguração do evento, estão previstas intervenções do chefe da Cultura Cubana, Alpidio Alonso, para o país que atualmente lidera a organização.
Também será transmitida uma mensagem gravada de Ernesto Renato Ottone, subdiretor-geral de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Além disso, são esperadas as palavras de Lazare Assomo, diretor do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, que participa do primeiro Congresso Internacional do Patrimônio Cultural em Havana.
Um dos temas a serem debatidos pelo plenário será a cultura como bem público global, bem como os mecanismos de cooperação Sul-Sul e alternativas para o desenvolvimento sustentável.
Outros momentos serão dedicados à dimensão social e económica da cultura, bem como ao papel das economias criativas e das indústrias culturais nos países em desenvolvimento.
O terceiro eixo temático abordará a gestão integral do patrimônio cultural e a contribuição do turismo dedicado a esta área para o desenvolvimento sustentável em países menos avançados.
Em reunião organizacional anterior, Ana Margarita Morejón, diretora de Relações Internacionais do Ministério da Cultura de Cuba, indicou que se espera da reunião a adoção de uma declaração final voltada para ações concretas para promover a cultura e seu vínculo multilateral.
jf/mml / fav