Essa decisão foi tomada durante uma reunião entre Lei Qili, vice-presidente da academia chinesa, e Marian Hernández, primeira vice-reitora da UH.
Em dezembro passado, Dionisio Zaldívar, vice-reitor da instituição cubana, falou à Prensa Latina sobre o interesse manifestado pela Universidad Normal del Este em realizar esse projeto.
Também falou sobre os contatos estabelecidos com a Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, a Universidade Normal de Xangai e outras universidades nas províncias de Henan, Shandong e Jiangsu.
Mencionou a forte disposição de todas essas entidades de trabalhar com Cuba em questões como o ensino da língua espanhola e a cultura, embora também busquem colaborar com o turismo e a economia.
Zaldívar esteve na China no ano passado e, durante sua visita, a UH e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Xangai abriram um centro internacional conjunto e um laboratório de diagnóstico de câncer, medidas que fortaleceram seu relacionamento.
Além disso, a instituição cubana se uniu à Silk Road University Alliance, liderada pela Xian Jiao Tong University, e ao International Agriculture Consortium, liderado pela Jiangsu University.
jf/ymr/bm