Num comunicado conjunto publicado pela Presidência da República, os dois presidentes discutiram a migração com uma abordagem humanista, a luta contra o fentanil e o tráfico de armas.
O texto indica que também discutiram a modernização da fronteira comum, entre outros assuntos.
Os dois chefes de Estado deram seguimento aos acordos resultantes da visita da conselheira de segurança nacional do presidente Biden, Elizabeth Sherwood-Randall, que foi recebida pelo presidente mexicano no Palácio Nacional em 2 de Maio, diz o texto.
Os presidentes sublinharam a importância de abordar a migração a partir de uma abordagem humanista e reiteraram o seu compromisso de continuar a expandir os canais de mobilidade regular na região, para que os migrantes possam solicitar autorizações a partir dos seus locais de origem.
Abordaram também a questão do desenvolvimento na região e concordaram com a importância de fomentar medidas que promovam a igualdade e o crescimento económico em ambos os países, gerando mais bem-estar entre os seus habitantes.
No que se refere à luta contra o tráfico de fentanil e de armas, os Presidentes reafirmaram o seu empenhamento na luta contra este flagelo que causa tantos danos a ambas as sociedades.
Destacaram a formação de uma Comissão Presidencial para tratar do tráfico de armas e de fentanil, bem como o próximo lançamento de uma campanha binacional de prevenção da droga.
Por último, debateram a modernização da fronteira e reiteraram o compromisso de trabalhar em conjunto para melhorar as infraestruturas e os serviços na zona, em benefício das comunidades fronteiriças e do comércio bilateral.
Em particular, destacaram a recente assinatura por Biden de uma autorização presidencial para avançar com a expansão do porto de entrada terrestre de Mexicali II e para poder concluir este projecto até ao final deste ano.
npg/lma/glmv