Como anfitriao dos festejos, esteve ao frente o Excmo Sr. José Pedro Machado Vieira, Embaixador de Portugal em Havana, conjuntamente com Diretor Adjunto da Missão Sr. Ricardo Alves e a Sra. Isabel Gaspar, Emcarregada dos Eventos Culturais da embaixada respectivamente.
O fechamento teve lugar na Sala de Conferências 1930 do Hotel Nacional de Cuba, com as palavras de boas-vindas pela Excma Sra. María Cândida Pereira Teixeira, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Angola em Cuba, deu lugar a gala de clausuramento pelas celebrações do mês que tivessem abrangido diversos espaços da capital havaneira.
Com a presença dos embaixadores dos países membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa em Cuba (CPLP) Angola,Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissaú, Moçambique, Timor-Leste, Portugal e outros convidados especiais entre tradutores e interpretes da língua lusófona em Cuba entre outros, assitiram ao evento.
A sua vez o Secretário-Geral da ONU António Guterres, por ocasião da celebração do Dia da Língua Portuguesa, partilhou uma colorosa mensagem de parabenização na sua conta de Twitter para os membros da CPLP.
Entre as festividades re-lembradas durante o mês dos festejos, destacam-se a inauguração do audiovisual experimental “Saudade´´ dirigido pelos diretores Sandra Ramy, Sandra Lopes e Inti Herrera acompanhados prum concerto galego-português sob a liderança do grupo cubano medieval Ensemble Laude, na emblemática Fábrica de Arte Cubano.
Além do mais, o lançamento da nova produção na moda apresentada pela estilista portuguesa Micaela Oliveira, que esteve em Cuba para apresentar algumas das suas criações. Também a Exposição Fotográfica Coletiva “Diversos´´ mostra de fotografías de cada um dos países mebros da União Europeia, numa das principais praças da Havana Velha.
No evento do CUBADISCO 2023, foi nomeado na categoría de Música Contemporânea o disco Coletiva “Saramago, Poemas à boca fechada´´ produzido pela Gravadora Colibrí e interpretado pelas musicistas Lindiana Murphy e Rosa García com produção das duas artistas e de Emilio Martini.
Embora seja esta a festa do clausuramento, não podermos esquecer as comemorações mais relevantes do mês como o Dia da Libertade o aniversário dos 49 anos da Revolução dos Cravos, destituindo-se a ditadura militar portuguesa e estabelecendo-se a democracia no país.
Aliás dos 104 anos do estabelecimento das relações bilaterais entre Cuba e Portugal a mais dum século de amizade entre duas culturas tão distantes geográfica e culturalmente.
mh/glmv