Comunicaciones-Achuapa y Antigua x Municipal entrará em campo amanhã, quinta-feira, enquanto os jogos de volta serão no sábado, 13 e domingo, 14, de acordo com o último programa definido pelos organizadores.
Esses jogos serão disputados pela quadra do pior classificado para que o time com a melhor posição na tabela do torneio feche a rodada local. Em caso de empate, o vencedor será definido pela posição na classificatória.
Os onze que superarem suas respectivas eliminatórias avançarão para as semifinais e estarão a um passo de se tornar o novo campeão do esporte mais universal do território de Chapín.
O Comunicaciones, comandado pelo uruguaio Willy Olivera e com o meia cubano Karel Espino no elenco, começou como franco favorito ao assumir a liderança com 45 pontos.
“A liderança ainda não é nada”, declarou dias atrás o técnico uruguaio, embora tenha advertido que “o clube está mostrando que é muito sólido e tem muito caráter”.
Outras duas equipes que começam com opções na disputa pelo título, terminando empatadas na segunda colocação da tabela com 43 unidades, são o Municipal, da extrema-esquerda caribenha Yasniel Matos, e o Xelajú MC.
Os encarnados perderam o primeiro lugar na última jornada ao cair no clássico frente ao Comunicaciones.
O cubano mais experiente que joga na Guatemala é o meia-atacante Arichell Hernández, do Mixco, grupo no qual também atuou desde janeiro seu compatriota Mario Peñalver, zagueiro de 20 anos, que mal entrou em campo em uma par de jogos.
O Cobán Imperial, campeão após vencer o Apertura 2022 contra o Antigua GFC, fez um péssimo torneio, a ponto do Deportivo Achuapa, que venceu o Iztapa por 5 a 3 no último domingo, ficar com a oitava colocação na última rodada.
Os Blues ficaram assim sem hipóteses de poderem repetir a alegria aos seus adeptos.
oda/znc/cm