A obra, intitulada “Agenda Diplomática 2022, Testemunho de um Novo Paradigma da Diplomacia”, retrata a atividade do Mirex em defesa dos interesses da nação e dos cidadãos angolanos na arena internacional durante um determinado período de tempo, disse a fonte.
Com 112 páginas, o livro ilustra, em linhas gerais, a agenda do Chanceler da República, Téte António, de janeiro a dezembro de 2022, incluindo sua atuação em diferentes fóruns bilaterais e multilaterais no território nacional e no exterior, muitas vezes como enviado especial do Presidente João Lourenço.
De acordo com o Mirex, as informações contidas na compilação visam fornecer “uma visão geral dos vários princípios, objetivos e prioridades da atividade diplomática angolana”, em linha com a dinâmica das oportunidades e desafios do mundo em que vivemos.
O autor do estudo, o Ministro Conselheiro António dos Santos Nascimento, documentou a análise usando fotos e informações do Mirex publicadas no Whatsapp, Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn e outras plataformas digitais.
Globalmente, os líderes políticos e diplomatas estão usando cada vez mais as plataformas de mídia para compartilhar ideias, estabelecer posições e transmitir mensagens eficazes aos seus colegas estrangeiros, argumentou Mirex.
A engrenagem digital oferece oportunidades para o desenvolvimento de relações mais dinâmicas entre os Estados e o fortalecimento de uma cooperação internacional global, mutuamente benéfica e mutuamente vantajosa, disse o Embaixador Francisco José da Cruz, Representante Permanente de Angola nas Nações Unidas, no prefácio do livro.
Nesse sentido, ele também valorizou a pesquisa, observando o uso crescente das tecnologias de informação e comunicação como modelo de intervenção e procedimentos do Mirex e de suas missões diplomáticas na execução da política externa do Estado.
jf/mjm/bm