‘Continuamos a planear partir, como previsto, na quarta-feira’, disse aos jornalistas o porta-voz de segurança nacional John Kirby.
Biden planeia partir para a reunião do Grupo dos Sete (G7) em Hiroshima, Japão, de 19 a 21 de Maio, após o que visitará a Papua Nova Guiné.
A Austrália, juntamente com o Norte, a Índia e o Japão, é membro da Cimeira dos Líderes do Quadrilátero, que se destina a reforçar a influência de Washington no Indo-Pacífico.
O chefe da Casa Branca e os líderes do Congresso, incluindo o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, deverão reunir-se novamente amanhã, terça-feira, para discutir possíveis soluções para o prazo do tecto da dívida, que termina a 1 de Junho.
McCarthy sublinhou que é necessário chegar a um acordo antes do fim-de-semana para que os legisladores tenham tempo suficiente para o aprovar.
Até à data, ambas as partes ainda não indicaram que estão mais próximas de um acordo do que na semana passada.
Sem um acordo entre os legisladores e o Governo, os Estados Unidos poderão entrar em incumprimento de triliões de dólares de dívida, o que poderá causar estragos no sistema financeiro.
rgh/adr/glmv