A mencionada reunião e o Fórum Econômico Empresarial Cuba-Rússia se realizam no contexto da XX sessão da Comissão Intergovernamental para a colaboração econômico-comercial e científico-técnica entre os dois Estados.
Durante a conferência, a aproximação e intercâmbio de comunidades empresariais em áreas de interesse comum, como logística de transporte; cooperação agroindustrial; inovação; transformação digital; construção e turismo.
A reunião realiza-se às vésperas da XX sessão da referida comissão intergovernamental, copresidida pela parte cubana pelo Vice-Primeiro-Ministro e responsável pelo Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Ricardo Cabrisas.
O vice-presidente do governo Dmitry Chernyshenko é responsável pela representação russa na referida comissão.
Durante o X Fórum Econômico Empresarial em Moscou, em setembro de 2019, foi apresentada a primeira Exposição de Cuba na Rússia, com a participação de empresas da ilha com maior potencial exportador.
Na ocasião, a vice-ministra cubana da Saúde, Márcia Cobas, disse à Prensa Latina que foi assinado um acordo com um cluster (conglomerado) de 150 empresas russas, especificamente de São Petersburgo, com produtos em 98 países.
Esse arranjo estava relacionado à área científica, endocrinologia, urologia, pé diabético e ginecologia, disse.
As relações comerciais dos dois países também receberam um notável reforço com a visita a esta capital, em janeiro passado, do máximo dirigente do Conselho Empresarial Cuba-Rússia, Boris Titov, que se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
“Vemos esta visita com grande significado, porque mostra que existe uma vontade por parte dos governos de ambos os países, de levar o importante diálogo político e, sobretudo, as relações no domínio económico e comercial a um momento superior, ” disse o líder.
npg/To / fav